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Ouvir o nutricionista

por Maria Inês, em 05.02.13

Hoje vamos falar de alimentação. Quem é que não gosta de comer? Aqui ficam cinco regras de ouro que o Dr. Cláudio Rodrigues, nutricionista na Clínica de Nutrição de Lisboa, nos deixou, para todos saberem como devem alimentar-se, de forma a crescerem fortes e saudáveis.

 

1. Variar, o mais possível. É importante ingerirem alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos. Todos os dias devem alternar entre carne e peixe, ricos em proteínas, excelentes para crescer. Comer regularmente feijão, grão, favas ou ervilhas (na sopa é uma óptima opção), e também fruta e legumes frescos, ricos em vitaminas e minerais. Os cereais como massa, arroz, pão, dão-vos imensa força e energia para brincar, correr e saltar durante todo o dia. E os lacticínios, como o leite e o iogurte, estão cheios de cálcio para crescerem com ossos fortes;

 

2. O número de refeições ao longo do dia é fundamental. Façam três refeições principais - pequeno-almoço, almoço e jantar – e ainda dois ou três lanches ao longo do dia, para dar ao vosso corpo um reforço de energia e nutrientes. Ah, e nada de petiscar antes das refeições, porque se comerem sempre a horas certas, o vosso organismo vai habituar-se a uma rotina alimentar, e assim só terão fome à hora das refeições;

 

3. Cuidado com os doces e os aperitivos salgados ou gordos. Sabem bem mas não podem exagerar. São pobres em nutrientes e têm muitas calorias que, a pouco e pouco, vão contribuindo para aumentar em grande escala o vosso peso, sobretudo ao nível de gordura;

 

4. Comecem sempre o almoço e o jantar com uma sopa: é um ótimo hábito. Sendo um alimento muito saudável e baixo em calorias, vai saciar a fome, para que se sintam satisfeitos com menor quantidade de alimentos no prato principal.

 

5. Beber água ao longo do dia, mesmo que não sintam sede. A água é essencial para todas as funções do corpo humano e para a manutenção da vida.

 

 

www.nutricionista.com

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